Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese



ONLINE
1









S.P.E.F.C

S.P.E.F.C

(Foto tirada no dia 1 de Maio de 1957. Todo 1 de Maio realizava-se  uma disputa entre jogadores casados e solteiros na Vila da Light, valendo disputa de troféus e outras honrarias. Depois do jogo, confraternizava-se numa bela churrascada, com a presença de quase todos os moradores, inclusive da chefia e visitantes. A festa culminava com um baile que se estendia até altas horas)


S.P.E.F.C é a sigla de "São Paulo Electric Football Club", time de futebol fundado pelos engenheiros estrangeiros, em 26/06/1917, o que lhe assegura um lugar de honra entre os clubes mais antigos do Brasil.

O S.P.E.F.C., que recentemente apelidamos de "O Glorioso do Vale", acumulou vitórias épicas sobre times de Sorocaba e região e, ao longo de sua existência (existiu até final dos anos 80) revelou muitos craques, sendo que, alguns alguns destes, chegaram ao profissionalismo, caso, de Admir Eugênio de Paula (Baitaka).

Com seus esquadrões constituídos, geralmente, por funcionários da Usina (ou filhos destes), o S.P.E.F.C., sempre  honrou o nome da Vila da Light, não apenas por seu desempenho no gramado, onde conseguiu muitas vitórias, ao longo de 7 décadas, mas, principalmente, pelo fairplay com que seus atletas sempre se portaram.

As cores do São Paulo Electric seriam branca, preta e vermelha. Os mais antigos, porém, reclamam que as cores originais eram apenas branca e preta.  Enquanto não temos documentos suficientes para esclarecer esta dúvida, mantemos esta observação.

Convêm destacarmos que o S.P.E.F.Club também tinha o seu braço social, com uma Sede onde seus associados podiam se divertir  dançando, jogando cartas, xadrês, damas, ping pong, sinuca e pebolin. Essa Sede chegou a ter uma pequena biblioteca e  também era o local onde se assistia TV e aos filmes que a Light enviava para serem exibidos aos moradores da Vila.