Usina
(Usina de Itupararanga)
A Usina de Itupararanga foi construída por engenheiros da empresa canadense "São Paulo Electric Co. Ltd.", criada exclusivamente para esse fim.
À época de sua inauguração, em 1914, foi considerada a maior usina hidrelétrica (em capacidade geradora de energia) da América do Sul e a sétima do mundo. Isto, por si só, atesta a importância desse projeto para o progresso e desenvolvimento, não apenas da região onde está inserida, mas, para todo o Estado de São Paulo e o País. Afinal, sem a energia produzida pela Usina de Itupararanga, a capital paulista não teria iniciado o desenvolvimento industrial que a transformaria no carro-chefe da economia do Brasil.
Por uma questão estratégica, usinas pertencem ao governo federal que libera concessões a empresas interessadas em administrá-las. A atual concessionária da Usina de Itupararanga é a Votorantim Energia que utiliza a potência de suas turbinas para a produção de alumínio por parte da C.B.A. - Cia. Brasileira de Alumínio, outra empresa do grupo.